Gerenciamento de Serviços de TIC
Nesta página são divulgadas as informações destinadas à implantação dos processos de gerenciamento de serviços de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) no TJDFT. Tais processos são relevantes para a condução das atividades, habilidades e custos necessários ao contínuo aprimoramento da qualidade das soluções tecnológicas providas pelo TJDFT à sociedade.
1 - Gerenciamento do Catálogo de Serviço - Documentação do processo de negócio referente à criação e manutenção de fonte única para os serviços ofertados pelas unidades de TIC.
2 - Gerenciamento de Disponibilidade e Capacidade - Documentação do processo de negócio destinado à definição das condições necessárias para um serviço de TIC atender seus demandantes de forma satisfatória, eficaz e previsível.
3 - Gerenciamento de Incidentes - Documentação do processo de negócio cujo propósito é orientar o restabelecimento da operação de um serviço de TIC interrompido inesperadamente.
4 - Gerenciamento de Requisições - Documentação do processo de negócio designado para assegurar a qualidade do cumprimento das solicitações de serviços de TIC.
5 - Central de Serviços - Documentação do processo de negócio pertinente à operação do ponto único de contato entre os usuários e o provedor de serviços de TIC.
6 - Gerenciamento de Configuração e Ativos de Serviço - Documentação do processo de negócio cuja proposta é subsidiar o planejamento e o gerenciamento dos componentes que apresentem valor financeiro e sejam necessários à entrega de produtos e serviços de TIC.
7 - Gerenciamento do Conhecimento - Documentação do processo de negócio dirigido à manutenção e melhoria dos conhecimentos necessários ao bom andamento dos serviços de TIC.
8 - Gerenciamento de Problemas - Documentação do processo de negócio cuja finalidade é restringir a possibilidade e os efeitos de incidentes sobre os serviços de TIC.
9 - Gerenciamento de Níveis de Serviços - Documentação do processo de negócio indicado à definição, ao monitoramento e à avaliação das metas de qualidade a serem observadas durante a execução dos serviços de TIC.
10 - Gerenciamento de Mudanças - Documentação do processo de negócio cujo objetivo é aumentar a probabilidade de sucesso das ações de adição, alteração ou remoção de itens de configuração (softwares, hardwares, documentos, firmware, etc.) capazes de afetar um ou mais serviços de TIC.
11 - Gerenciamento de Liberação - Documentação do processo de negócio cujo intuito é disponibilizar para utilização serviços de TIC recém-criados ou modificados.
12 - Gerenciamento Financeiro - Documentação do processo de negócio cujo propósito é assegurar eficácia e economicidade no planejamento dos recursos financeiros necessários ao gerenciamento de serviços de TIC,
13 - Gerenciamento do Portfólio de Serviços - Documentação do processo de negócio cujo intento é adequar o os serviços de TIC - desde a sua criação até a sua retirada de operação - às limitações de recursos financeiros, tecnológicos e humanos.
Unidade responsável: Núcleo de Gestão de Serviços de Tecnologia da Informação - NUSETI
Contato: (61) 3103 - 7000; nuseti@tjdft.jus.br
Fonte da informação: Sistema de gerenciamento de serviços de TIC (ITSM) - SMAX
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