Monitoramento e Controle

última modificação: 2023-12-01T15:50:52-03:00

Uma efetiva Governança de TIC envolve a utilização de mecanismos que permitam, por exemplo, o monitoramento dos objetivos, programas, ações, processos de trabalho e projetos de TIC, visando manter os serviços de TIC adequados às diretrizes definidas.

A seguir apresentamos os principais mecanismos de monitoramento e controle estratégicos de TIC utilizados pelo CGTIC, que, com base nos relatórios e indicadores de desempenho periodicamente apresentados, tratará das possíveis não conformidades, promovendo os ajustes necessários ao devido controle e direcionamento da TIC.

Indicadores de Desempenho

A medição do desempenho dos objetivos estratégicos é realizada pela aferição periódica dos indicadores estratégicos definidos no Glossário dos Indicadores Estratégicos e apresenta-se consolidado no Painel de Bordo. Nele é apresentado o desempenho atual, com base nas metas fixadas para o período, bem como a série histórica do desempenho dos indicadores desde o exercício de 2021.

Plano de Acompanhamento das Ações do PDTIC

A Secretaria de Tecnologia da Informação - SETI, buscando oferecer maior transparência do trabalho executado pela TI disponibilizou a partir de 2019 um Painel de Acompanhamento das ações priorizadas anualmente do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação - PDTIC. Foram criados 4 painéis em diferentes perspectivas:

  • Portfólio: acompanhamento alto nível das ações utilizando Valor de Negócio e % de MVPs entregues.
  • Evolutiva ou Programa do PDTIC: evolução mensal do percentual de MVPs Concluídos por Ação.
  • Sintético: visão resumida das ações do PDTIC com a evolução mensal dos MVPs entregues x planejados.
  • Analítico: visão detalhada de apenas uma ação exibindo o Comentário do Gestor por mês.

Painel de Acompanhamento do Programa de Modernização e Convergência de Sistemas

A execução do Programa de Modernização e Convergência de Sistemas Judiciais e Administrativos no âmbito da TI pode ser acompanhada pelo Painel da Convergência.

Painel de Contratações de TIC

As contratações de TIC podem ser acompanhadas no painel de monitoramento das contratações do TJDFT, que disponibiliza os planos anuais de contratações das unidades do Tribunal, entre elas a SETI.

Alocação de servidores da SETI

A distribuição e alocação da força de trabalho da SETI está consolidada e apresentada em dois painéis, um analítico e outro sintético.

No painel de alocação sintético é possível verificar a quantidade de servidores da SETI alocados nas macro categorias de atividades da TI. Já no analítico, é possível verificar as movimentações internas e externas da força de trabalho da CGTI. 

Para acessar os painéis clique nos links abaixo:

Os dados se referem ao mês de março de 2020 em diante.

   

Fonte da informação: Secretaria de Tecnologia da Informação - SETI.
Formatos disponíveis: PDF; HTML.
Periodicidade: semanal, mensal e anual.
Responsáveis: Assessoria de Escritório de Projetos de Tecnologia da Informação - APROJ; nuproj@tjdft.jus.br.

A sua opinião é muito importante para nós!
O que você achou do conteúdo disponibilizado nessa página? Registre a sua avaliação. Caso queira apresentar reclamações, dúvidas ou sugestões sobre os serviços prestados pelo Tribunal, por gentileza, entre em contato com a Ouvidoria.