Monitoramento e Controle

última modificação: 2020-07-03T20:47:47-03:00

Uma efetiva Governança de TIC envolve a utilização de mecanismos que permitam, por exemplo, o monitoramento dos objetivos, programas, ações, processos de trabalho e projetos de TIC, visando manter os serviços de TIC adequados às diretrizes definidas.

A seguir apresentamos os principais mecanismos de monitoramento e controle estratégicos de TIC utilizados pelo CGTIC, que, com base nos relatórios e indicadores de desempenho periodicamente apresentados, tratará das possíveis não conformidades, promovendo os ajustes necessários ao devido controle e direcionamento da TIC.

Indicadores de Desempenho
 

No Plano Estratégico de TIC estão definidos 12 (doze) indicadores de desempenho. A coleta dos dados referentes a alguns desses indicadores dependem da conclusão de projetos estruturantes previstos no Plano Diretor de TIC - PDTIC, que viabilizarão o efetivo acompanhamento.

Apesar disso, os referidos indicadores já indicam a necessidade de execução dos referidos projetos estruturantes, direcionando os setores de TIC no sentido dos ajustes necessários.

 

Plano de Acompanhamento das Ações do PDTIC

A CGTI desenvolveu painel para monitoramento da situação das ações do Plano Diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação - PDTIC de 2019 e 2020.

No painel sintético é possível acompanhar a evolução consolidada das ações/projetos do PDTIC, mensalmente, bem como verificar a quantidade de MVPs (Mínimos Produtos Viáveis ou entregas de valor) planejados e entregues.

 Já a versão analítica do painel possibilita a exploração direta de detalhes de cada ação do PDTIC.

 Alocação de servidores da CGTI

A distribuição e alocação da força de trabalho da CGTI está consolidada e apresentada em dois painéis, um analítico e outro sintético.

No painel de alocação sintético é possível verificar a quantidade de servidores da CGTI alocados nas macro categorias de atividades da TI. Já no analítico, é possível verificar as movimentações internas e externas da força de trabalho da CGTI. 

Para acessar os painéis clique nos links abaixo:

Os dados se referem ao mês de março de 2020 em diante.