Governança Institucional

Governança Pública Organizacional

A Governança Pública Organizacional compreende essencialmente os mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a atuação da gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.

Governança Institucional do TJDFT

O TJDFT, por meio da Resolução 2 de 2019, estabelece a política e o sistema de governança institucional do Tribunal. A implantação da governança institucional visa elevar a qualidade da gestão adotada pela Casa com transparência, responsabilidade, prestação de contas e utilização racional dos recursos disponíveis, em consonância com a missão, visão e valores do Tribunal. A Política de Governança abrange e orienta os subsistemas de governança (contratações, pessoas e tecnologia da informação e comunicação), com isso torna-se o principal normativo interno sobre o tema. Saiba mais.

    Gestão de Riscos

    Entre as principais práticas da boa governança que contribuem para o alcance dos objetivos organizacionais e o cumprimento da missão do Tribunal está a gestão de riscos. Por meio de um processo contínuo e aplicável a toda organização, ela atua no desenvolvimento de um conjunto de ações destinadas a identificar, analisar, avaliar, priorizar, tratar, monitorar e comunicar eventos em potencial, capazes de afetar o cumprimento dos objetivos organizacionais. Saiba mais.

    Gestão Estratégica

    A gestão estratégica pressupõe um processo participativo e contínuo, que deve ser acompanhado permanentemente por todos os integrantes da instituição. Ao planejar, é possível ao TJDFT nortear as ações institucionais, promover o alinhamento e a integração de todas as unidades em busca de um objetivo comum e, além disso, gerar mais segurança nos processos de tomada de decisão. Saiba mais.

    Levantamento Integrado de Governança TCU

    O TCU vem realizando levantamentos para conhecer melhor a situação da governança no setor público e estimular as organizações a adotarem boas práticas. Saiba mais.

    Cadeia de Valor

    A cadeia de valor do TJDFT representa graficamente o conjunto dos principais macroprocessos e processos desenvolvidos pela instituição, sendo este retrato a declaração de como o Tribunal está estruturado para gerar valor aos serviços colocados à disposição da sociedade. Saiba mais.

    Comitês e Comissões

    Os Comitês, Comissões e Grupos de Trabalho atuam como instâncias de governança institucional e com a missão de auxiliar a Administração na tomada de decisões. Saiba mais.